Uma alma que se eleva em consciência, eleva o mundo.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

OS CORPOS SUTIS

Ao longo do desenvolvimento dos estudos a respeito do Tantra os mestres ocultistas descobriram que por detrás de toda forma de vida existe uma vibração que pode, ou não, encontrar manifestação no plano físico. Trata-se dos nossos corpos sutis que não podem ser tocados pela mente racional, mas apenas pela percepção e intuição. Por isso, é importante conhecermos quais são esses corpos e aprender um pouco mais sobre cada um.
1º - CORPO Anna Maya Kosha – Corpo Ilusório de Alimento
Corresponde ao nosso corpo material, constituído de ossos, pele e sangue. Apresenta cinco sentidos básicos (tato, paladar, olfato, visão e audição) e cinco agentes de ação (boca, órgãos genitais, mãos, pés e ouvidos). As vibrações emitidas pelos corpos superiores são absorvidas pela estrutura óssea e pelos músculos, nervos e ligamentos. O estágio evolutivo do Anna Maya Kosha corresponde ao estado mineral e seu elemento é a Terra. De natureza instintiva, sua energia deriva das áreas genitais. Esse corpo reage aos toques físicos e depende de alimentos materiais para se manter em atividade. Está relacionado ao chacra Muladhara.

2º - CORPO Prana Maya Kosha – Corpo Ilusório Energético Etérico
Corpo formado pela energia (prana) emanada dos cinco elementos básicos da natureza: água, terra, ar, fogo e éter. Assim como o Anna Maya Kosha, encontra correspondência entre os minerais, só que sua manifestação ocorre de maneira mais sutil e seu elemento é a Água. O Prana Maya Kosha opera sobre os cinco sentidos, transmitindo sensação e servindo de intermediário entre o corpo físico (especificamente músculos e nervos) e as emoções. Sua energia nasce das glândulas supra-renais, próximas ao umbigo. Está relacionado ao chacra Swadhistana.

3º - CORPO Kama Maya Kosha – Corpo ilusório dos Desejos
É o corpo dos instintos, dos impulsos, das relações naturais, das emoções telúricas, das vontades e dos desejos. Caracteriza-se pelo ímpeto emocional. Sua Emanação energética parte do plexo solar, o que faz com que esteja relacionado ao pâncreas. O elemento básico do Kama Kosha é o Fogo. Está relacionado ao chacra Manipura.

4º - CORPO Ananda Maya Kosha – Corpo Ilusório da Felicidade
Corpo dos sentimentos, do afeto e das relações amorosas. O Ananda Maya Kosha corresponde ao elemento Ar. Seu ponto central é o coração. Por isso ele reage a qualquer estímulo emocional. É o corpo responsável pelas impressões de simpatia e antipatia, e pode ser ativado com a ajuda da alimentação: vegetais superiores (verduras, legumes e frutas). Está relacionado ao chacra Anahata.

5º - CORPO Manas Maya Kosha – Corpo Ilusório do Conhecimento
É o corpo da inteligência, da memória, do intelecto. Seu elemento é o Éter e seu principal ponto de manifestação, a garganta. Os mantras com H aspirado são o principal estímulo para o Manas Maya Kosha, que é um corpo intimamente ligado às vibrações sonoras. Essas vibrações, aliás, fazem-no caminhar do racional para o intuitivo. Está relacionado ao chacra Vishnudha.

6º - CORPO Inana Maya Kosha – Corpo Ilusório da Sabedoria Pura
Corpo da sabedoria superior, que extrapola o simples conhecimento mental. É responsável pelas capacidades de clarividência, percepção extrasensorial e clariaudiência. Responde aos estímulos da imaginação e aos sons nasalizados. Por estar além dos limites físicos, não corresponde a nenhum órgão físico específico. Está relacionado ao chacra Ajna.

7º - CORPO Buddhi Maya Kosha – Corpo Ilusório da Intuição
Não reage a nenhum tipo de toque e não corresponde a nenhum som específico. Aliás, só pode ser estimulado com o mantra OM e com símbolos de profunda penetração mística, tais como as Mandalas e os Yantras. O Bushi Maya Kosha é o corpo mais passível de identificação com a Mônada Espiritual Humana. Está relacionado ao chacra Sahashara.

Texto retirado da Sagrada Ordem da Serpente – Ordem Tântrica

Nenhum comentário:

Postar um comentário