Uma alma que se eleva em consciência, eleva o mundo.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Mantra de Padmasambhava OM AH HUM BENDZA GURU PADMA SIDDHI HUM

Apresentação

Ajuda a caminhar do Não-Ser para o Ser, das trevas para a luz. Portanto, vai além da dicotomia mundana do ter ou ser. Há um refinamento sutil: não-ser ou ser. Podendo ser utilizado para remover as camadas de impurezas que existem em nossos corpos sutis e carma.
 
 
SIGNIFICADO
 
OM AH HUM BENDZA GURU PADMA SIDDHI HUM tem significados internos, externos e secretos. Tem o poder de harmonizar a mente, o corpo e o espírito daqueles que o recitam, fazendo a energia fluir com maior equilíbrio.

O que significa OM AH HUM?
 
OM refere-se ao corpo.
AH à fala.
HUM diz respeito à mente.
Representam as transformadoras bençãos do corpo, da fala e da mente de todos os Budas.
Internamente, OM purifica os canais sutis. AH o ar interno, o fluxo de energia. HUM, a essência criativa.
Externamente, OM purifica todas as ações negativas cometidas através do corpo. AH purifica todas as ações negativas cometidas através da fala. HUM, purifica todas as ações negativas cometidas através da mente.
Secretamente, OM AH HUM traz a realização dos três aspectos fundamentais da natureza da mente humana:
a) OM traz a realização de sua energia e compaixão incessantes;
b) AH traz a realização da sua natureza radiante; 
c) HUM a realização da sua essência semelhante ao céu.

O que significa BENDZA GURU PADMA?
 
Neste trecho, temos a essência e a benção da visão, da meditação e da ação, respectivamente.
A palavra BENDZA (ou VAJRA) se refere à essência da verdade, GURU representa a luminosidade e as qualidades da iluminação, e PADME diz respeito à compaixão incondicional. BENDZA (ou VAJRA) significa que a imutável e não-dual sabedoria dos Budas pode cortar ilusões e obscurecimentos sem nunca ser danificada ou destruída pela ignorância. As qualidades e atividades do corpo, fala e mente de sabedoria dos Budas têm a capacidade de beneficiar os seres com o poder penetrante e desobstruído do diamante (a mais forte e preciosa das pedras) e como o diamante a VAJRA é livre de defeitos.
GURU significa em parte, alguém repleto de todas as qualidades admiráveis que incorpora sabedoria, conhecimento, compaixão e meios hábeis. As qualidades inconcebíveis e perfeitas do GURU (o Mestre) fazendo-o inestimável e superior a todas as coisas em excelência.
PADMA significa lótus e se refere à família lótus dos Budas e especificamente o aspecto da fala iluminada que eles representam.
Quando são tomadas de maneira conjunta - BENDZA GURU PADMA - significam a essência e a benção da visão, da meditação e da ação. BENDZA refere-se à indestrutível essência da verdade que pedimos em nossas orações para realizar em nossa visão. GURU representa a natureza de luminosidade e as nobres qualidades da iluminação que oramos para aperfeiçoar na nossa meditação. PADMA diz respeito à compaixão que pedimos para realizar nossa ação.

Então, pela recitação dessas sílabas do mantra, recebemos as bençãos da mente de sabedoria, as nobres qualidades e a compaixão de todos os Budas.

O que significa SIDDHI HUM?
SIDDHI significa perfeição real, consecução, benção e realização. Nela está o potencial de remover os obstáculos de nossas vidas, abrindo caminho para nossas aspirações de Luz e de Amor. Há duas espécies de SIDDHI: ordinário e supremo.
Pelo recebimento da benção dos SIDDHIS ordinários, todos os obstáculos das nossas vidas são removidos, ao passo em que todas as nossas boas aspirações são atendidas.
Complementando, todas as várias circunstâncias da vida se tornam auspiciosas, conduzindo à prática espiritual e à realização da iluminação.
Por sua vez, a benção do SIDDHI supremo enseja a própria Iluminação, o estado de completa realização.
Assim, orando para o corpo, a fala, a mente, as qualidades e as atividades dos Budas obterão os SIDDHIS ordinário e supremo.
Finalmente, HUM representa a mente de sabedoria dos Budas e é o catalisador sagrado do mantra. É como o "Assim seja!".

O significado essencial do mantra é: "Eu o invoco, VAJRA GURU em sua benção, conceda-nos os SIDDHIS ordinário e supremo". Ou seja, “Que as bênçãos de Vajra, removam todos os obstáculos de nossas vidas e que nossas aspirações sejam atendidas”.

Pela recitação do mantra de Vajra Guru, esses elos e ou sílabas, que são a fonte da Originação Interdependente, são purificados e estamos prontos para remover e depurar completamente a camada de impurezas emocionais do carma, liberando-nos assim do Samsara.
 
 
Reflexão

A frágil base espiritual da mente inquieta do homem moderno favorece o karma negativo. É terrível essa percepção. Ao mesmo tempo, porém, é alentadora. O círculo vicioso do karma negativo, por efeito da ilusão a que estamos acometidos, vem com força total.
Resultado: menos concentração, menos tranqüilidade, mais ansiedade, mais destemperança, reproduzindo o Samsara. É alentadora porque representa o início de um processo de sensibilização. Certamente, a entoação desse mantra com fé e devoção, aliada à prática e mudança de atitudes, oportunizará no mínimo, a produção de um karma positivo.
Poderá representar a consolidação de um processo de conscientização e harmonização, no equilíbrio e na fluidez de nossos corpos e energias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário